1 de fev de 2011

A Torre mais famosa da capital

Vamos começar por um lugar que não é tão famoso para quem não mora em Brasília, a Feira da Torre, um dos lugares mais visitados nos fins de semana (segundo o site da secretaria de turismo, é o 5º lugar mais visitado da cidade). Tem todo um charme de ferinha meio hippie, meio afro, muitos artesanatos, comidas baianas, móveis rústicos (adoro), uma praça com fonte luminosa, com águas que dançam conforme o ritmo e, claro, a Torre.

Com quase 40 anos de existência, a feira é uma das paradas obrigatórias para o turista. O elevador da Torre trabalha sem parar, lá de cima a vista é linda, vemos Plano Piloto de Lúcio Costa, como nas imagens aéreas que aparecem em filmes.

É um dos espaços mais democrático de Brasília, um dos lugares favoritos para passeios dos moradores das cidades satélites e também do Plano Piloto. Muitas pessoas vão com seus filhos para brincar no gramado que existe em volta ou mesmo na praça da fonte, que fica ao lado. É um lugar perfeito para ficar sentado na grama, conversando, namorando, brincar com pipas e passar uma tarde diferente.

Ainda este ano, a Feira vai mudar de lugar, o novo lugar com barracas mais organizadas já está pronto e fica ao lado da torre, não mais no seu pé! Alguns dizem que vai perder o charme, não sei avaliar ainda, mas com certeza ficará mais organizada e mais confortável para os expositores.

Informações técnicas: A Torre é um projeto de Lúcio Costa, com 224m de altura, é local de visita é uma plataforma a 75m do chão, com capacidade para 150 pessoas. Numa plataforma mais baixa, a 25m de altura, fica o Museu de Gemas. A Torre de TV fica no Eixo Monumental. A Feira e o Mirante funcionam aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h45. Os dados são do site da EMBRATUR.

Um comentário:

  1. mel, fantástico! muito bom. é isso aí hermana...vamos compartilhas as andanças... é preciso postar a barra do monjolo-Fronteira-MS, a 60 km de São José do Rio Preto. na verdade é o quintal da nossa casa. Lugar ideal pra encontro dos Bts. bjss Parabéns pela iniciativa...

    ResponderExcluir